Sobre 'A Minha Casinha'
"Autumn" - Título Internacional
A história de uma família Portuguesa cuja vida é virada do avesso quando o filho decide emigrar para estudar em Londres. Uma comédia dramática com muito bacalhau, paisagens magníficas e uma família a lidar com o "ninho vazio".
Focando apenas nas férias sazonais quando o filho regressa à sua casinha (Inverno, Primavera, Verão e Outono), nós observamos momentos da crise de meia-idade do pai, da puberdade da filha, da emancipação do filho e da maneira como a mãe lida com o “ninho vazio”.
O filme é uma exploração de dinâmicas familiares portuguesas quando confrontadas com a nova emigração do século XXI, e com a dificuldade de crescerem e envelhecerem.
Quando pais têm filhos, eles sacrificam muitas coisas por nós, e um dia, do nada, nós vamos embora. Eles passam décadas a trocar amigos, sonhos, carreiras, pelos filhos, e depois nós ‘damos de frosques’. De um dia para o outro, a casa fica vazia e os pais têm de mudar as suas prioridades e olhar para eles próprios como já não faziam há vários anos. Para além disso, o jovem que eventualmente regressa a casa, sente que já mudou tanto quando estava para fora, que já não é mais a pessoa que eles se lembram. De repente, todos agem como estranhos e a conexão que antes tinham começa a mudar... O síndrome do Ninho Vazio é bastante comum, mas ninguém fala sobre isto... Para tal, precisamos deste filme. Para despoletar a conversa.